Pular para o conteúdo principal

O RISO E AS CURAS ESPIRITUAIS

Tenho recebido inúmeras críticas e incentivos quanto ao meu estilo, chamado inovador, de fazer as minhas palestras sempre com muita história e humor. Seguramente, não é por frivolidade ou qualquer outra atitude inconsequente. Tenho estudado muito acerca do riso na vida do ser humano. Onde pesquisas inúmeras têm vaticinado como sendo a terapia libertadora de doenças física e psíquicas para o terceiro milênio.

Hipócrates, o pai da Medicina, no século IV a.C já utilizava brincadeiras e jogos na cura de seus pacientes.

Em seu livro "A expressão das emoções nos homens e nos animais", de 1872, Charles Darwin dizia que o sorriso e o riso são ações necessárias e inatas às criaturas humanas.

O médico Eduardo Lambert, especializado em terapias holísticas, autor do livro, A Terapia do Riso, Editora Pensamento, considera o riso como uma terapia, que tem o objetivo de melhorar o ser humano em seu todo, físico, psíquico e espiritual.

A risoterapia é um método terapêutico existente deste a década de 60. O médico americano Hunter Adams, Dr. Patch Adams, que maravilhosamente foi interpretado pelo ator Robert Wills aplicou em seu pacientes com grande repercussão a terapia do riso, tendo conseguidos espetaculares resultados com os seus pacientes.

Fato é que o riso é um grande estimulador do hipotálamo, sintetizando as endorfinas, as betas endorfinas, que como substâncias analgésicas tendem a diminuir o sofrimento moral e espiritual das pessoas. Estas substâncias são bem produzidas quando rimos, gargalhamos. A verdade é que quando mais rimos, gargalhamos mais endorfinas produzimos, que nos gera uma grande sessão de bem-estar, onde, em trégua das nossas angústias, poderemos melhor raciocinar e redirecionar nossa vida e as nossas dores.

Ora, o raciocino que faço é lógico: se rir proporciona todo este bem-estar, e mais, ajuda a dar proteção vascular contra anginas, infartos, derrames e doenças vasculares, por que não ajustar estes benéficos a uma pregação cristão, para a melhoria do indivíduo? Por que temos que falar de Deus, Cristo e da vida exaltando a dor, e não a alegria? Já vemos tantas dores e misérias no mundo, por que não trabalhar o lado lúdico humano, da criança perdida, atropelada, abafada por este cruel viver em permanente competitividade.

Assim, amigos de lides espíritas, cuidado: você que é mal humorado, dono da verdade, irritado com o sucesso dos outros, rígido nos seus princípios, sem a flexibilidade do amor de Jesus em suas ações, toda esta tensão gera uma descarga muito maior de adrenalina e consequentemente maior predisposição aos problemas gerais de vascularização.

De igual modo, você, que cultiva a inveja, seu fígado é bombardeado. O ciúme afeta o coração e o autoritarismo, o se julgar dono da verdade pode gerar problemas para o seu fígado e rins, podendo, inclusive gerar tumores e cânceres, isto é científico.

Eu faço meu povo sorrir, cantar..., pois só assim encontraremos alívio nos momentos em que tudo conspira para dor e lágrimas.


Por: José Medrado

Postagens mais visitadas deste blog

A VOLTA DE EMMANUEL

Algumas pessoas no Espiritismo afirmam que Emmanuel, o mentor de Chico Xavier, está reencarnado na Terra, com 3 anos de idade, vivendo numa cidade no interior de São Paulo Por: José Sola Um amigo querido, em palestra, fez esta afirmativa a respeito de Emmanuel. Eu abordei-o perguntando a fonte da qual havia obtido esta informação, ao que ele me respondeu não saber, pois tinha ouvido outro amigo fazer esta citação. Pedi-lhe que verificasse a fonte pois, sendo de fonte idônea, comprovada a veracidade, com certeza eu a divulgaria. Dias depois, recebi da parte do amigo o jornal A Nova Era, com texto O Retorno de Emmanuel, escrito por Juvan Neto - muito bem escrito, por sinal -, em que nosso amigo cita alguns trechos de livros em que Emmanuel revela seu retorno à matéria. No texto, nosso confrade Juvan conta ainda uma confidência de Francisco Cândido Xavier a dona Suzana Maia, presidente e fundadora do Lar Espírita André Luiz (Leal), em que o médium de Uberaba lhe diz que Emmanuel estaria r

A VIDA EM MARTE

Algumas pessoas no meio espírita vêm levantando uma questão que põe em dúvida o texto de Kardec em O Livro dos Espíritos, sugerindo que a vida em Marte não seja, como ele diz, mais atrasada do que a vida na Terra. Por: Gilberto Schoereder Uma interessante discussão vem sendo levantada por alguns participantes do movimento espírita no Brasil, com relação à vida em Marte, mais especificamente com relação à questão 188 de O Livro dos Espíritos. A nota agregada a essa questão apresenta os habitantes de Marte como menos adiantados que os da Terra. Recentemente, Gerson Simões Monteiro – presidente da FUNTARSO (Fundação Cristã-Espírita Cultural Paulo de Tarso), responsável pela Rádio Rio de Janeiro – escreveu um texto, “Marte é um Planeta Superior à Terra”, no qual defende uma atualização da questão. “Sou de opinião”, escreve Gerson, “de que a informação apresentada na nota relativa à questão 188, em O Livro dos Espíritos, lançado em 18 de abril de 1857, de que os habitantes de Marte seriam m

A ABORDAGEM ESPÍRITA DA DEPRESSÃO

O que é, por que e como ela surge. Médicos e renomados médiuns espíritas ensinam como vencer este mal Um estado de tristeza constante que persiste por mais de quinze dias consecutivos, queda de energia, vontade e interesse; alterações no apetite, sono e desejos sexuais, podem significar os primeiros sintomas de uma crise de depressão. É um problema que atinge um número cada vez maior de pessoas nos tempos atuais, mas como prevenir e combater este mal da vida moderna? Nesta entrevista, o médico neuropsiquiatra e psicoterapeuta, Dr. Franklin Antonio Ribeiro, dirigente do Grupo Espírita Hosana Krikor e membro do Núcleo de Estudos dos Problemas Espirituais e Religiosos (NEPER), do Instituto de Psiquiatria da USP, esclarece quais são seus principais agentes causadores e como a ciência e a doutrina espírita podem trabalhar juntas. A depressão pode ocorrer em qualquer idade? Acontece em todas as idades, inclusive na infância. Uma tese apresentada em um congresso de psicanálise em R