Pular para o conteúdo principal

O RISO E AS CURAS ESPIRITUAIS

Tenho recebido inúmeras críticas e incentivos quanto ao meu estilo, chamado inovador, de fazer as minhas palestras sempre com muita história e humor. Seguramente, não é por frivolidade ou qualquer outra atitude inconsequente. Tenho estudado muito acerca do riso na vida do ser humano. Onde pesquisas inúmeras têm vaticinado como sendo a terapia libertadora de doenças física e psíquicas para o terceiro milênio.

Hipócrates, o pai da Medicina, no século IV a.C já utilizava brincadeiras e jogos na cura de seus pacientes.

Em seu livro "A expressão das emoções nos homens e nos animais", de 1872, Charles Darwin dizia que o sorriso e o riso são ações necessárias e inatas às criaturas humanas.

O médico Eduardo Lambert, especializado em terapias holísticas, autor do livro, A Terapia do Riso, Editora Pensamento, considera o riso como uma terapia, que tem o objetivo de melhorar o ser humano em seu todo, físico, psíquico e espiritual.

A risoterapia é um método terapêutico existente deste a década de 60. O médico americano Hunter Adams, Dr. Patch Adams, que maravilhosamente foi interpretado pelo ator Robert Wills aplicou em seu pacientes com grande repercussão a terapia do riso, tendo conseguidos espetaculares resultados com os seus pacientes.

Fato é que o riso é um grande estimulador do hipotálamo, sintetizando as endorfinas, as betas endorfinas, que como substâncias analgésicas tendem a diminuir o sofrimento moral e espiritual das pessoas. Estas substâncias são bem produzidas quando rimos, gargalhamos. A verdade é que quando mais rimos, gargalhamos mais endorfinas produzimos, que nos gera uma grande sessão de bem-estar, onde, em trégua das nossas angústias, poderemos melhor raciocinar e redirecionar nossa vida e as nossas dores.

Ora, o raciocino que faço é lógico: se rir proporciona todo este bem-estar, e mais, ajuda a dar proteção vascular contra anginas, infartos, derrames e doenças vasculares, por que não ajustar estes benéficos a uma pregação cristão, para a melhoria do indivíduo? Por que temos que falar de Deus, Cristo e da vida exaltando a dor, e não a alegria? Já vemos tantas dores e misérias no mundo, por que não trabalhar o lado lúdico humano, da criança perdida, atropelada, abafada por este cruel viver em permanente competitividade.

Assim, amigos de lides espíritas, cuidado: você que é mal humorado, dono da verdade, irritado com o sucesso dos outros, rígido nos seus princípios, sem a flexibilidade do amor de Jesus em suas ações, toda esta tensão gera uma descarga muito maior de adrenalina e consequentemente maior predisposição aos problemas gerais de vascularização.

De igual modo, você, que cultiva a inveja, seu fígado é bombardeado. O ciúme afeta o coração e o autoritarismo, o se julgar dono da verdade pode gerar problemas para o seu fígado e rins, podendo, inclusive gerar tumores e cânceres, isto é científico.

Eu faço meu povo sorrir, cantar..., pois só assim encontraremos alívio nos momentos em que tudo conspira para dor e lágrimas.


Por: José Medrado

Postagens mais visitadas deste blog

O ESPIRITISMO E AS GUERRAS

"As guerras continuam assombrando a humanidade e o espiritismo tem muito a falar sobre o assunto. Aqui, discutimos algumas questões relativas ao tema." É verdade que os conflitos têm sido uma constante na história da humanidade, e no século 20 eles atingiram uma proporção assustadora, especialmente após o desenvolvimento das armas atômicas e nucleares. Nos anos de 1960, a chamada Guerra Fria (que não foi tão fria assim) atingiu seu auge, com a possibilidade real de destruição de toda a vida no planeta. Segundo alguns especialistas no assunto, chegamos bem perto disso. Quando se imaginava que o mundo entraria numa nova fase - a partir do fim da União Soviética -, guerras violentíssimas eclodiram em vários pontos do planeta, às vezes com características diferentes, mas sempre causando os mesmos prejuízos para a evolução da humanidade. A Doutrina Espírita afirma que Deus permite as guerras para propiciar ao homem a oportunidade de uma evolução mais rápida - no sent...

OBSESSÃO E CURA

Possessão demoníaca, exorcismo, obsessão... Ao longo do tempo, vem sendo propagada a ideia de que a violência é necessária para "expulsarmos" um espírito obsessor. Hoje, a luz do espiritismo sabemos que só o amor traz a libertação Para fundamentar o nosso estudo, vamos analisar os conceitos de espírito e de matéria inseridos no pensamento do codificador Allan Kardec. Espírito: O espírito, originado do princípio inteligente do universo, embora de natureza não palpável, é algo que existe como individualização desse princípio. É incorpóreo e não pode ser percebido pelos nossos sentidos. Pode existir independentemente do corpo que anima e, na sua forma, seria comparado a uma chama, um clarão, uma centelha luminosa, cuja cor pode variar do escuro ao brilho do rubi. Pode penetrar e atravessar a matéria e se deslocar ao espaço tão rapidamente como o pensamento. Mesmo não se dividindo, se irradia para diferentes lados, como o sol envia seus raios a muitos lugares distantes, ...

MÉDICOS E MÉDIUNS

Como o médico espírita pode auxiliar espiritualmente o paciente sem interferir em sua religião O médico espírita desperta nas pessoas uma esperança de que pode solucionar as mais difíceis patologias da medicina. E talvez tenham razão, quando nós, médicos espíritas, exercitamos com mais consciência e fé a nossa mediunidade intuitiva, ou seja, aprendemos a permanecer conectados, através da expansão de consciência, com o indispensável mundo paralelo onde as equipes espirituais, nossos mestres, nos ensinaram ou nos querem ensinar como desvendar os mistérios ou dificuldades da medicina e de todas as ciências do planeta. Foi através do exercício ou expansão da consciência, através da sensibilidade dos médiuns de nosso grupo de estudo que tivemos êxito com o caso do menor Rafael, um autista, filho de mãe desquitada, pobre, que sobrevive de lavados dosmésticos; o qual após peregrinar por vários consultórios médicos e instituições psiquiátricas, chegou ao nosso atendimento fraterno, no Ce...