Pular para o conteúdo principal

PORQUE AS PESSOAS SE ENCONTRAM?

Nada acontece por acaso. A força divina que habita todos os seres funciona como um imã que nos atrai uns para os outros, do mesmo modo como o faz os astros, ou com as subpartículas que compõem a matéria. Nosso nível de consciência produz um campo energético, gerando atração sobre as pessoas, com quem criamos laços.

Esses laços carregam em si a qualidade da energia de atração que os gerou. Os laços do entendimento, da sintonia, da harmonia e da afinidade entre as almas, os laços do espírito tornam nossas relações mais felizes. São verdadeiros, porque eternos. Já os laços do corpo são do interesse, do desejo, da posse, do egoísmo, da vaidade. São efêmeros.

Quando os laços são meramente físicos, a presença do outro acaba por incomodar diante da primeira contrariedade ou ao perdermos o encanto do novo. Naturalmente, mesmo em relações assentadas sobre laços espirituais enfrentamos dificuldades, mas estas são mais facilmente transpostas e, uma vez vencidas, aproximam ainda mais os seres.

A pessoa que trafega pelo mundo criando apenas laços corporais, não dá conta de seu destino superior. Apenas se enreda em nós que sufocam sua plenificação espiritual e que adiam sua felicidade.

Os laços espirituais, no entanto, libertam o ser, por serem feitos com os fios invisíveis da presença de Deus em cada um. Como ambos os laços são gerados pela energia de nossa consciência, que projetada em torno de nós atrai para perto os que nos são afins, somente um trabalho de desenvolvimento íntimo pode transformar o ambiente de nossas relações.

Isso requer um esforço pessoal de busca de sentido e significado para a vida. Noutras palavras, busca de Deus, em si e nos outros. Se você vive relações conturbadas, difíceis e angustiosas, comece a transformar-se interiormente, laborando por se tornar aquilo que espera que os outros sejam de bom.

E perdoe sempre, não para sentir-se superior, mas como um gesto de brandura, de entendimento, de pacificação. No caso de você ficar sem saber porque este ou aquele espírito apareceu em seu caminho, lembre-se da lei de afinidade, traduzido pelo jargão popular: dize-me com quem andas e eu te direi quem és.

Neste ponto de suas reflexões, reconheça que, por mais difíceis que sejam as pessoas à sua volta, sem elas a vida realmente não teria sentido. Olhe-as então. Quer mesmo saber porque estão em sua vida? São as que Deus escolheu para você amar.

“Quando estabelecemos ligações espirituais genuínas com as pessoas, estas ligações se traduzem pelo clima de paz e alegria naturalmente fruídos, que independe de circunstâncias exteriores”.


Da Obra: Transcender
Autor: Plínio Oliveira

Postagens mais visitadas deste blog

O ESPIRITISMO E AS GUERRAS

"As guerras continuam assombrando a humanidade e o espiritismo tem muito a falar sobre o assunto. Aqui, discutimos algumas questões relativas ao tema." É verdade que os conflitos têm sido uma constante na história da humanidade, e no século 20 eles atingiram uma proporção assustadora, especialmente após o desenvolvimento das armas atômicas e nucleares. Nos anos de 1960, a chamada Guerra Fria (que não foi tão fria assim) atingiu seu auge, com a possibilidade real de destruição de toda a vida no planeta. Segundo alguns especialistas no assunto, chegamos bem perto disso. Quando se imaginava que o mundo entraria numa nova fase - a partir do fim da União Soviética -, guerras violentíssimas eclodiram em vários pontos do planeta, às vezes com características diferentes, mas sempre causando os mesmos prejuízos para a evolução da humanidade. A Doutrina Espírita afirma que Deus permite as guerras para propiciar ao homem a oportunidade de uma evolução mais rápida - no sent...

OBSESSÃO E CURA

Possessão demoníaca, exorcismo, obsessão... Ao longo do tempo, vem sendo propagada a ideia de que a violência é necessária para "expulsarmos" um espírito obsessor. Hoje, a luz do espiritismo sabemos que só o amor traz a libertação Para fundamentar o nosso estudo, vamos analisar os conceitos de espírito e de matéria inseridos no pensamento do codificador Allan Kardec. Espírito: O espírito, originado do princípio inteligente do universo, embora de natureza não palpável, é algo que existe como individualização desse princípio. É incorpóreo e não pode ser percebido pelos nossos sentidos. Pode existir independentemente do corpo que anima e, na sua forma, seria comparado a uma chama, um clarão, uma centelha luminosa, cuja cor pode variar do escuro ao brilho do rubi. Pode penetrar e atravessar a matéria e se deslocar ao espaço tão rapidamente como o pensamento. Mesmo não se dividindo, se irradia para diferentes lados, como o sol envia seus raios a muitos lugares distantes, ...

A VOLTA DE EMMANUEL

Algumas pessoas no Espiritismo afirmam que Emmanuel, o mentor de Chico Xavier, está reencarnado na Terra, com 3 anos de idade, vivendo numa cidade no interior de São Paulo Por: José Sola Um amigo querido, em palestra, fez esta afirmativa a respeito de Emmanuel. Eu abordei-o perguntando a fonte da qual havia obtido esta informação, ao que ele me respondeu não saber, pois tinha ouvido outro amigo fazer esta citação. Pedi-lhe que verificasse a fonte pois, sendo de fonte idônea, comprovada a veracidade, com certeza eu a divulgaria. Dias depois, recebi da parte do amigo o jornal A Nova Era, com texto O Retorno de Emmanuel, escrito por Juvan Neto - muito bem escrito, por sinal -, em que nosso amigo cita alguns trechos de livros em que Emmanuel revela seu retorno à matéria. No texto, nosso confrade Juvan conta ainda uma confidência de Francisco Cândido Xavier a dona Suzana Maia, presidente e fundadora do Lar Espírita André Luiz (Leal), em que o médium de Uberaba lhe diz que Emmanuel estaria r...