Pular para o conteúdo principal

O FUTURO DA SOGRA

Um leitor revela suas dúvidas sobre a vida além-túmulo:

Tenho lido que a pessoa tende a ver-se em situações relacionadas à sua maneira de ser.
Fico pensando onde ficará, e o que verá, a mãe de minha mulher que, para minha desdita, mora comigo. Induz-me a imaginar que feliz foi Adão – não tinha sogra.

Varre a casa varias vezes ao longo do dia. Fica louca com pó nas estantes. Faca no lugar dos garfos, na gaveta, estraga o seu dia e, também, o nosso.

Não se pode comprar mais de dez pães – é exagero. Pão francês, dos pequenos. Se for grande, briga, não come, e vai reclamar dois dias.

Bate portas, dá indiretas e vive me cutucando. Briga por qualquer motivo e até sem motivo nenhum. Critica, bufa, suspira, faz ai-ai, embora viva a evocar Deus, pedindo calma, paciência e resignação!

Não pára por aí. São numerosas as regras e freqüentes as brigas, por insignificâncias.

Um dia, para agradá-la, quis fazer surpresa.
Varri a casa, passei pano molhado no chão, depois pano seco para tirar o pó que restou (obrigatório). Limpei os móveis, arrumei a cama, passei, cuidadosamente, o pano no vidro da mesa – Deus nos acuda, se ficarem marcas de dedos!

Depois fiz o jantar, um espetáculo, por sinal, pois adoro cozinhar. Lavei a louça e deixei tudo em ordem. A primeira coisa que ela notou, quando chegou, foi o pano de prato embolado na pia.
Foi a conta para estragar o jantar e os próximos dias.

Reclama que vou muito ao Centro Espírita. Considera-me uma porcaria de religioso, que não dá atenção à família, o que não é verdade. Consola-me saber que é assim com outras pessoas. Não se dá com ninguém, nem com a filha e netos.

Às vezes consigo que vá ao Centro. Toma passes, recebe ajuda, melhora um pouco, por alguns dias… Logo voltam as impertinências.

Então, eu queria saber o que vai ser dela do outro lado….
O que vai ver, se aqui enxerga tudo torto, neurótica incorrigível?

***

Li certa feita a história de um rabi que teve treze filhos.
Houve um acidente e, tragédia inominável, todos morreram!

Ante a esposa em desespero, comentou, fervoroso:
– Tenha paciência, minha querida. Vamos corresponder à confiança do Senhor. Certamente nos ofereceu essa experiência como consolo para pessoas que enfrentam o drama da morte de um filho. Mirando-se em nosso exemplo, dirão: – Há quem passe por transe muito pior e, ainda assim, não perde a fé.

Algo semelhante ocorre com o prezado missivista.
Observando sua experiência, genros atribulados hão de se animar:
– Aleluia! Não está tão mal! Há sogras piores que a minha!

Estou brincando.

A avó de seus filhos há de ter virtudes, tanto quanto defeitos, como todos os seres humanos.
Não há perfeição na Terra.

No livro Boa Nova, do Espírito Humberto de Campos, psicografia de Chico Xavier, Jesus diz algo que nos faz pensar:
O ser humano é mais frágil que mau.

É a nossa fragilidade que nos leva a um comportamento desajustado. Não percebemos que magoamos as pessoas e azedamos qualquer relacionamento.
Em última instância, criamos embaraços para nós mesmos, porquanto, agindo de forma desajustada, abrimos as portas às influências espirituais inferiores, que nos impõem perturbações e enfermidades.

Somos os primeiros a sofrer as conseqüências das mazelas que extravasamos.
Por isso, o Espiritismo ensina que devemos ser indulgentes com os outros, severos conosco.
Que perdoemos as impertinências alheias, a fim de não sintonizarmos com o mal, conservando a própria integridade. Mas jamais perdoemos as nossas, aprendendo a superá-las.

Nosso futuro espiritual, o que enxergaremos e como viveremos, não se subordina ao que vamos encontrar do outro lado da vida.

Depende de como iremos!

Há Espíritos que fazem estágios de trabalho no Umbral, o purgatório espírita, aproveitando a oportunidade para servir, ajudando os infelizes que lá estagiam. Acumulam créditos espirituais, habilitando-se à paz, mesmo em tão desolada região.

E há os que, não obstante acolhidos por piedosas organizações socorristas. sentem-se infelizes e perturbados, em face das idéias negativas que asilaram em sua mente e do comportamento desajustado.

Como ensinava Jesus – o Reino de Deus está dentro de nós.
O inferno também. Depende do que pensamos e fazemos.
Insistir na bondade, respondendo sempre ao mal com o bem, à agressividade com a mansidão, ao egoísmo com o altruísmo, é a melhor forma de conservarmos a estabilidade física e psíquica, ajudando aqueles que nos aborrecem a superar seus próprios desajustes, com a força do exemplo.

Assim, quando a morte nos conduzir de retorno à pátria espiritual, estaremos habilitados ao céu da consciência tranqüila, ainda que voltemos a conviver com impertinente sogra.

Do Livro "Para Rir e Refletir"


Por: Richard Simonetti

Postagens mais visitadas deste blog

A VOLTA DE EMMANUEL

Algumas pessoas no Espiritismo afirmam que Emmanuel, o mentor de Chico Xavier, está reencarnado na Terra, com 3 anos de idade, vivendo numa cidade no interior de São Paulo Por: José Sola Um amigo querido, em palestra, fez esta afirmativa a respeito de Emmanuel. Eu abordei-o perguntando a fonte da qual havia obtido esta informação, ao que ele me respondeu não saber, pois tinha ouvido outro amigo fazer esta citação. Pedi-lhe que verificasse a fonte pois, sendo de fonte idônea, comprovada a veracidade, com certeza eu a divulgaria. Dias depois, recebi da parte do amigo o jornal A Nova Era, com texto O Retorno de Emmanuel, escrito por Juvan Neto - muito bem escrito, por sinal -, em que nosso amigo cita alguns trechos de livros em que Emmanuel revela seu retorno à matéria. No texto, nosso confrade Juvan conta ainda uma confidência de Francisco Cândido Xavier a dona Suzana Maia, presidente e fundadora do Lar Espírita André Luiz (Leal), em que o médium de Uberaba lhe diz que Emmanuel estaria r

A VIDA EM MARTE

Algumas pessoas no meio espírita vêm levantando uma questão que põe em dúvida o texto de Kardec em O Livro dos Espíritos, sugerindo que a vida em Marte não seja, como ele diz, mais atrasada do que a vida na Terra. Por: Gilberto Schoereder Uma interessante discussão vem sendo levantada por alguns participantes do movimento espírita no Brasil, com relação à vida em Marte, mais especificamente com relação à questão 188 de O Livro dos Espíritos. A nota agregada a essa questão apresenta os habitantes de Marte como menos adiantados que os da Terra. Recentemente, Gerson Simões Monteiro – presidente da FUNTARSO (Fundação Cristã-Espírita Cultural Paulo de Tarso), responsável pela Rádio Rio de Janeiro – escreveu um texto, “Marte é um Planeta Superior à Terra”, no qual defende uma atualização da questão. “Sou de opinião”, escreve Gerson, “de que a informação apresentada na nota relativa à questão 188, em O Livro dos Espíritos, lançado em 18 de abril de 1857, de que os habitantes de Marte seriam m

A ABORDAGEM ESPÍRITA DA DEPRESSÃO

O que é, por que e como ela surge. Médicos e renomados médiuns espíritas ensinam como vencer este mal Um estado de tristeza constante que persiste por mais de quinze dias consecutivos, queda de energia, vontade e interesse; alterações no apetite, sono e desejos sexuais, podem significar os primeiros sintomas de uma crise de depressão. É um problema que atinge um número cada vez maior de pessoas nos tempos atuais, mas como prevenir e combater este mal da vida moderna? Nesta entrevista, o médico neuropsiquiatra e psicoterapeuta, Dr. Franklin Antonio Ribeiro, dirigente do Grupo Espírita Hosana Krikor e membro do Núcleo de Estudos dos Problemas Espirituais e Religiosos (NEPER), do Instituto de Psiquiatria da USP, esclarece quais são seus principais agentes causadores e como a ciência e a doutrina espírita podem trabalhar juntas. A depressão pode ocorrer em qualquer idade? Acontece em todas as idades, inclusive na infância. Uma tese apresentada em um congresso de psicanálise em R