Algumas pessoas no Espiritismo afirmam que Emmanuel, o mentor de Chico Xavier, está reencarnado na Terra, com 3 anos de idade, vivendo numa cidade no interior de São Paulo

Por: José Sola

Um amigo querido, em palestra, fez esta afirmativa a respeito de Emmanuel. Eu abordei-o perguntando a fonte da qual havia obtido esta informação, ao que ele me respondeu não saber, pois tinha ouvido outro amigo fazer esta citação. Pedi-lhe que verificasse a fonte pois, sendo de fonte idônea, comprovada a veracidade, com certeza eu a divulgaria.

Dias depois, recebi da parte do amigo o jornal A Nova Era, com texto O Retorno de Emmanuel, escrito por Juvan Neto - muito bem escrito, por sinal -, em que nosso amigo cita alguns trechos de livros em que Emmanuel revela seu retorno à matéria.

No texto, nosso confrade Juvan conta ainda uma confidência de Francisco Cândido Xavier a dona Suzana Maia, presidente e fundadora do Lar Espírita André Luiz (Leal), em que o médium de Uberaba lhe diz que Emmanuel estaria reencarnando no seio da família constituída pelo casal Laura e Ricardo, personagem do livro Nosso Lar.

Outro confrade querido, lendo esse texto, questionou a possibilidade, alegando que Laura e Ricardo reencarnaram aproximadamente em 1943; estando Emmanuel agora com 3 anos, Laura estaria com 62 anos de idade quando o concebeu, idade imprópria para gerar filhos.


Chico Xavier contou que Emmanuel estaria reencarnando na família do casal Laura e Ricardo, personagens do livro Nosso Lar


Precisamos tomar muito cuidado quando analisamos um texto, quando extrapolamos as obras básicas ou outro livro qualquer, pois uma palavra mal interpretada pode alterar nosso conceito a respeito do que estamos analisando. Nesse caso, temos de prestar atenção, uma vez que, na revelação feita por Chico a dona Suzana, ele não diz que Emmanuel vai reencarnar como filho de Laura e ricardo, mas no seio dessa família, o que poderá ser como neto do casal.

Algumas interpretações equivocas têm causado transtornos no que diz respeito à lógica doutrinária do Espiritismo. Por exemplo, a questão do sexo, pois Kardec pergunta ao Espírito da Verdade se os espíritos têm sexo, e este lhe respondeu "não como entendeis". Não como entendeis, está muito mais para sim do que para não, pois se quisesse dizer não, teria dito simplesmente "não"; pois, não existindo o sexo ou sexualidade nos espíritos, o que é que teríamos de entender? E, como este, vários outros equívocos.

Eu acredito sem dúvida alguma que Emmanuel vai reencarnar e não duvido da possibilidade de haver reencarnado. Entretanto, na minha concepção, acho precipitado afirmar que Emmanuel já está reencarnado. Sei que essa atitude é uma prova de confiança nas palavras do mentor de Chico, mas temos de levar em consideração uma série de fatores, pois o mecanismo da evolução não é estático.

O plano espiritual pode alterar o momento da reencarnação de Emmanuel ou de qualquer outro Espírito missionário, levando em consideração a maturidade que tenhamos conquistado e o aproveitamento que teremos com a presença desse missionário. Se eles entenderem que, protelando um pouco mais esse retorno, vão favorecer melhor ao movimento espírita num todo, o farão.


Com certeza, Emmanuel vai reencarnar no anonimato. Não saberemos como, não saberá ele próprio quem foi na espiritualidade, mesmo porque se soubéssemos certamente lhe estaríamos prejudicando a missão


Existem relatos que não vão às vias de fato, em que mesmo sendo sustentados por premissas lógicas, não temos como corroborá-los, e esse relato é um desses. Dizendo isso a um confrade amigo, ele me respondeu que então não podemos acreditar em Deus, o que não é verdade, pois Deus se afirma a todo instante por meio de efeitos materiais, efeitos que confirmam a existência de uma causa inteligente. Não podemos nos esquecer de que a vida é um fato.

Para fazermos uma afirmativa sobre a reencarnação de Emmanuel, teríamos de obter uma prova cabal. Precisaríamos saber se é Emmanuel encarnado como o garoto citado, em que cidade do interior está habitando. E, para que isso aconteça, necessitaríamos ou de um médium idôneo, senhor de uma faculdade aflorada como foi a de Francisco Cândido Xavier, pois as comunicações obtidas pela mediunidade de Chico são incontestáveis ou de uma revelação apresentada pelo próprio Emmanuel, em que ele tivesse uma recordação, como às vezes acontece por parte de alguns Espíritos.

Mas, com todo o respeito, não temos esse médium. E Emmanuel reencarnar com a lembrança viva de quem foi na espiritualidade, apresentando detalhes que o identificassem, tampouco acontecerá, pois estaria se transformando num fenômeno, tornando-se motivo de curiosidade, prejudicando-lhe a tarefa missionária.

Com certeza, Emmanuel vai reencarnar no anonimato. Não saberemos como, não saberá ele próprio quem foi na espiritualidade, mesmo porque se o soubéssemos certamente lhe estaríamos prejudicando a missão. Essa possível cidade do interior se transformaria em uma capela, e faríamos constantes romarias para idolatrá-lo.


Quando reencarnar, Emmanuel passará pela Terra legando seu conhecimento e amor


Amigos, embora Emmanuel seja um Espírito superior, muito querido por todos nós, espíritas, pois lhe devemos muito, ele vai reencarnar como reencarnam muitos Espíritos maravilhosos; contudo, não lhe sabendo, ele vai simplesmente passar pela Terra legando-nos seu conhecimento e seu amor.

Provavelmente, no desenrolar de sua missão, vai ter a percepção de sua existência anterior, ou lhe será revelada essa realidade, mas com certeza nosso querido amigo vai encarar essa revelação com maturidade.

Se o Emmanuel já está reencarnado, não sabemos. No entanto, que vai reencarnar, é certo. Continuemos nossa tarefa, apresentando o melhor à Doutrina, pois se não o temos ainda, o teremos, fazendo parte do labor dos encarnados, labutando ao nosso lado, para uma sublimação sempre maior do monumento glorioso do Espiritismo.


Fonte: Revista Espiritismo & Ciência (edição 66)
"Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir continuamente, esta é a lei." (Allan Kardec)