Pular para o conteúdo principal

A FELICIDADE

A ausência do amor é um dos maiores obstáculos para se atingir a felicidade. Estamos inseridos num mundo de terror e medo. O maior deles é o desprezo que aniquila a felicidade. Muitas ações deletérias podem ser incluídas nesse rol, tais como: o erro, o medo, o abandono, o egoísmo, o desânimo, a morte, a solidão, a depressão e a violência como distorções do amor.

Nosso ego que é a parte mais superficial do id, a qual, modificada, por influência direta do mundo exterior. (Por meio dos sentidos, e, em consequência, tornada consciente, tem por funções a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção e controle, de parte dos desejos e exigências procedentes dos impulsos que emanam do id).

No superego (instância da personalidade formadora de ideais, e que age inconscientemente sobre o ego contra as pulsões suscetíveis de provocar sentimento de culpa, no id (a parte mais profunda da psique, receptáculo dos impulsos instintivos, dominados pelo princípio do prazer e pelo desejo impulsivo). Vamos encontrar antídotos maravilhosos para se atingir a felicidade tais como: um dia belo, o trabalho solidário, amor a vida, a verdade, o perdão, a fé, o otimismo, o amor aos nossos pais, a amizade, a compreensão, o lazer e a segurança.

A vida social bem regrada, voltada para os problemas da coletividade é uma forma de exterminar a violência. A mão amiga direcionada para nossa família, nossos amigos, bem como o estreitamento da amizade, pode nos levar ao viés que nos destine a felicidade. A nossa missão é ajudar sempre os seres humanos que estimamos e que estão mergulhados em atividades clandestinas; o amigo que se entregou a costumes infelizes; o esposo que se envolveu em obrigações incompatíveis, a companheira que se afasta dos próprios deveres, comprometendo-se em aventuras inconfessáveis; o irmão que nos mente, a fim de alcançar objetivos escusos, o parente amado que deserta de casa, lançando culpas indébitas sobre outrem; o político perspicaz e enganador; são essas pejorações que nos preocupam e ameaçam a nossa felicidade.

A maioria das criaturas pertencentes a grupos afetivos a que nos vinculamos, pelo instinto pode nos aplicar golpes de enormes proporções, nos furtando a felicidade. Lição: usar frases relacionadas ao amor que é um dos sustentáculos da felicidade: "A inteligência sem amor, te faz perverso; a justiça sem amor te faz implacável. O êxito sem amor te faz arrogante; a diplomacia sem amor te faz hipócrita. A riqueza sem amor te faz avaro; a pobreza sem amor te faz orgulhoso. A docilidade sem amor te faz servil, a beleza sem amor te faz ridículo. A autoridade sem amor te faz tirano, o trabalho sem amor te faz escravo; a simplicidade sem amor te deprecia. A oração sem amor te faz introvertido, a lei sem amor te escraviza, a política sem amor te deixa egoísta. A fé sem amor te deixa fanático, a amizade sem amor se converte em tortura, a vida sem amor não tem sentido.

Precisamos mudar muita coisa sem utilidade para o país e a população que se destinam somente aos políticos. As mudanças devem ser bruscas e os paradigmas quebrados, pois só assim teremos a condição de pensar em felicidade. Queríamos dizer que essas belas conotações são de autoria de grandes pensadores que vêem no amor a única solução para dizimar todas as chagas, todos os cânceres e chegarmos finalmente a abraçar a felicidade.


Por: Antonio Paiva Rodrigues

Postagens mais visitadas deste blog

O ESPIRITISMO E AS GUERRAS

"As guerras continuam assombrando a humanidade e o espiritismo tem muito a falar sobre o assunto. Aqui, discutimos algumas questões relativas ao tema." É verdade que os conflitos têm sido uma constante na história da humanidade, e no século 20 eles atingiram uma proporção assustadora, especialmente após o desenvolvimento das armas atômicas e nucleares. Nos anos de 1960, a chamada Guerra Fria (que não foi tão fria assim) atingiu seu auge, com a possibilidade real de destruição de toda a vida no planeta. Segundo alguns especialistas no assunto, chegamos bem perto disso. Quando se imaginava que o mundo entraria numa nova fase - a partir do fim da União Soviética -, guerras violentíssimas eclodiram em vários pontos do planeta, às vezes com características diferentes, mas sempre causando os mesmos prejuízos para a evolução da humanidade. A Doutrina Espírita afirma que Deus permite as guerras para propiciar ao homem a oportunidade de uma evolução mais rápida - no sent...

OBSESSÃO E CURA

Possessão demoníaca, exorcismo, obsessão... Ao longo do tempo, vem sendo propagada a ideia de que a violência é necessária para "expulsarmos" um espírito obsessor. Hoje, a luz do espiritismo sabemos que só o amor traz a libertação Para fundamentar o nosso estudo, vamos analisar os conceitos de espírito e de matéria inseridos no pensamento do codificador Allan Kardec. Espírito: O espírito, originado do princípio inteligente do universo, embora de natureza não palpável, é algo que existe como individualização desse princípio. É incorpóreo e não pode ser percebido pelos nossos sentidos. Pode existir independentemente do corpo que anima e, na sua forma, seria comparado a uma chama, um clarão, uma centelha luminosa, cuja cor pode variar do escuro ao brilho do rubi. Pode penetrar e atravessar a matéria e se deslocar ao espaço tão rapidamente como o pensamento. Mesmo não se dividindo, se irradia para diferentes lados, como o sol envia seus raios a muitos lugares distantes, ...

MÉDICOS E MÉDIUNS

Como o médico espírita pode auxiliar espiritualmente o paciente sem interferir em sua religião O médico espírita desperta nas pessoas uma esperança de que pode solucionar as mais difíceis patologias da medicina. E talvez tenham razão, quando nós, médicos espíritas, exercitamos com mais consciência e fé a nossa mediunidade intuitiva, ou seja, aprendemos a permanecer conectados, através da expansão de consciência, com o indispensável mundo paralelo onde as equipes espirituais, nossos mestres, nos ensinaram ou nos querem ensinar como desvendar os mistérios ou dificuldades da medicina e de todas as ciências do planeta. Foi através do exercício ou expansão da consciência, através da sensibilidade dos médiuns de nosso grupo de estudo que tivemos êxito com o caso do menor Rafael, um autista, filho de mãe desquitada, pobre, que sobrevive de lavados dosmésticos; o qual após peregrinar por vários consultórios médicos e instituições psiquiátricas, chegou ao nosso atendimento fraterno, no Ce...