Pular para o conteúdo principal

A VIOLÊNCIA NA VISÃO ESPIRITUAL

“A palavra é metade de quem a pronuncia, metade de quem ouve”
(Michel Montaigne)

Não opomos dúvida alguma em alongar-nos sobre o futuro de nosso País, mas só poderemos fazê-lo até o limite permitido pelos nossos maiorais. Isto é, pelos nossos chefes e cabeças do poder, que só pensam em se locupletarem. Os que ditam normas tomam decisões, praticam as mais diversas barbáries contra a maioria da população indefesa que, sem saber a quem recorrer, sofrem os dissabores da vida, impostos pelos Espíritos incultos que só se preocupam em aumentar seus patrimônios de qualquer maneira, esquecendo-se das conseqüências que as classes menos favorecidas sofrerão.

Com atitudes gananciosas, a tendência natural será a fome como resultante e o aumento desordenado da violência. O lastro etnológico do Brasil foi preenchido por um residual humano inferior, isto é, por desterrados, criminosos indesejáveis, piratas, vândalos e escórias das mais diversas.

Muitos políticos falazes e corruptos não passariam de reles vigaristas ou ladrões vulgares, caso não lhes houvesse ocorrido o acidente de se guindarem à administração ou ao poder público. Aliás, é mais perdoável perante Deus o ladrão que arrisca a sua vida e a do outrem, para roubar um rádio, relógio ou galináceo, do que o governante ou político, que furta detrás da escrivaninha munido de caneta-tinteiro em vez de gazua, e ainda protegido pelas imunidades do cargo!

É preferível o vigarista que engana o otário ambicioso ao homem público a zombar de milhares de eleitores aliciados para elegerem vereador, deputado, prefeito, senador, governador ou presidente.

Infelizmente, na esfera política do mundo alimentada por partido, doutrinas e sistemas específicos a grupos afins, indivíduos que seriam problemas de polícia na pobreza, encontram clima favorável na administração pública para exercitar com sucesso a sua habilidade delinqüente. O déspota, o tirano em geral, é um produto do ressentimento ou da frustração contra o mundo! Mediocridade é a palavra correta. Existem soluções? Sim.

Excelentes políticos ainda estão no poder basta que eles exerçam a cidadania, criando empregos, educação para a população carente, acabando a impunidade e investindo cem por cento no social. Aliás, temos um sociólogo no poder, hoje um operário. Acabando essas chagas, a situação se reverterá. Com certeza.


Por: Antonio Paiva Rodrigues

Postagens mais visitadas deste blog

A VOLTA DE EMMANUEL

Algumas pessoas no Espiritismo afirmam que Emmanuel, o mentor de Chico Xavier, está reencarnado na Terra, com 3 anos de idade, vivendo numa cidade no interior de São Paulo Por: José Sola Um amigo querido, em palestra, fez esta afirmativa a respeito de Emmanuel. Eu abordei-o perguntando a fonte da qual havia obtido esta informação, ao que ele me respondeu não saber, pois tinha ouvido outro amigo fazer esta citação. Pedi-lhe que verificasse a fonte pois, sendo de fonte idônea, comprovada a veracidade, com certeza eu a divulgaria. Dias depois, recebi da parte do amigo o jornal A Nova Era, com texto O Retorno de Emmanuel, escrito por Juvan Neto - muito bem escrito, por sinal -, em que nosso amigo cita alguns trechos de livros em que Emmanuel revela seu retorno à matéria. No texto, nosso confrade Juvan conta ainda uma confidência de Francisco Cândido Xavier a dona Suzana Maia, presidente e fundadora do Lar Espírita André Luiz (Leal), em que o médium de Uberaba lhe diz que Emmanuel estaria r...

OBSESSÃO E CURA

Possessão demoníaca, exorcismo, obsessão... Ao longo do tempo, vem sendo propagada a ideia de que a violência é necessária para "expulsarmos" um espírito obsessor. Hoje, a luz do espiritismo sabemos que só o amor traz a libertação Para fundamentar o nosso estudo, vamos analisar os conceitos de espírito e de matéria inseridos no pensamento do codificador Allan Kardec. Espírito: O espírito, originado do princípio inteligente do universo, embora de natureza não palpável, é algo que existe como individualização desse princípio. É incorpóreo e não pode ser percebido pelos nossos sentidos. Pode existir independentemente do corpo que anima e, na sua forma, seria comparado a uma chama, um clarão, uma centelha luminosa, cuja cor pode variar do escuro ao brilho do rubi. Pode penetrar e atravessar a matéria e se deslocar ao espaço tão rapidamente como o pensamento. Mesmo não se dividindo, se irradia para diferentes lados, como o sol envia seus raios a muitos lugares distantes, ...

O ESPIRITISMO E AS GUERRAS

"As guerras continuam assombrando a humanidade e o espiritismo tem muito a falar sobre o assunto. Aqui, discutimos algumas questões relativas ao tema." É verdade que os conflitos têm sido uma constante na história da humanidade, e no século 20 eles atingiram uma proporção assustadora, especialmente após o desenvolvimento das armas atômicas e nucleares. Nos anos de 1960, a chamada Guerra Fria (que não foi tão fria assim) atingiu seu auge, com a possibilidade real de destruição de toda a vida no planeta. Segundo alguns especialistas no assunto, chegamos bem perto disso. Quando se imaginava que o mundo entraria numa nova fase - a partir do fim da União Soviética -, guerras violentíssimas eclodiram em vários pontos do planeta, às vezes com características diferentes, mas sempre causando os mesmos prejuízos para a evolução da humanidade. A Doutrina Espírita afirma que Deus permite as guerras para propiciar ao homem a oportunidade de uma evolução mais rápida - no sent...