Pular para o conteúdo principal

AMOR E ÓDIO

Yvonne do Amaral Pereira é dos nomes mais expressivos da literatura mediúnica espírita. As obras produzidas pela conhecida médium são de impecável conteúdo doutrinário, todo de orientação sedimentada na lucidez e clareza da Doutrina Espírita. Seus incomparáveis livros devem ser lidos e relidos e continuamente divulgados, especialmente para as gerações mais jovens. Seja através dos elucidativos romances, como das consistentes obras doutrinárias, Yvonne deixou expressiva contribuição ao estudo e correto entendimento dos postulados espíritas. Por outro lado, sua vivência exemplar, de humildade e amor ao próximo, fizeram-na um ícone da literatura espírita.

Entre os romances
Entre os romances, de alto nível doutrinário-educativo, está o belíssimo Amor e Ódio. Ditado pelo Espírito Charles e publicado em 1957 pela Federação Espírita Brasileira, a edição que tenho em mãos é a 10ª., de 1994, que chegava aos 100 mil exemplares. Na página assinada por Charles, In Limine, o autor espiritual afirma no primeiro parágrafo: “Dedico este livro à Juventude Espírita do Brasil (...)”, com referência imediata ao O Livro dos Espíritos, destaque na obra em referência.

Orientação precisa
Oportuno destacar no trecho de Charles: “(...) Para a presente obra, adaptada ao Testamento do Cristo (...) preferi valer-me de um tema da vida real, por mais lógico e sugestivo para os fins a que me proponho. Não te oferto, portanto, uma ficção, mas episódio dramático vivido há um século apenas, ao qual eu próprio assisti nas derradeiras etapas da minha última peregrinação terrena. Necessariamente, intercalei o romance nas páginas da realidade, (...) ante a bruteza dos fatos em si mesmos (...)”.

Personagem famoso
Continua o autor, referindo-se ao personagem central da obra: “(...) Conheci-o na França de Luis Felipe, (...) foi aluno gratuito do professor Rivail, operoso profissional tipográfico, merecendo a confiança do Sr. Victor Hugo para a composição de suas peças. (...)”. Notem os leitores a referência de ligação com o personagem central da obra com o Prof. Rival, futuro Allan Kardec, e com a ilustre figura de Victor Hugo.

Um drama de amor
Continua o autor: “(...) Uma infeliz paixão de amor por certa dama da aristocracia ensejou o drama que motivou estas páginas. Acusado de crimes que não praticou, vitima de represálias odiosas, viu-se relegado a um degredo aviltante pela força imperialista de Napoleão III... e certamente teria sucumbido à pena última não fosse a intervenção generosa de Rivail. (...)” E conclui o autor espiritual: “(...) No mundo astral (...) ele próprio narrou a sua história, precisando detalhes que desconhecíamos, às vésperas de se internar em novas formas carnais, há cerca de vinte anos. Fê-lo pó solicitação do grande Hugo, de quem foi inseparável no Além-túmulo (...)”. É obra, pois, que indico ao leitor com grande entusiasmo e ênfase, face, pois, a seu caráter verídico e altamente instrutivo.


Por: Orson Carrara

Postagens mais visitadas deste blog

A VOLTA DE EMMANUEL

Algumas pessoas no Espiritismo afirmam que Emmanuel, o mentor de Chico Xavier, está reencarnado na Terra, com 3 anos de idade, vivendo numa cidade no interior de São Paulo Por: José Sola Um amigo querido, em palestra, fez esta afirmativa a respeito de Emmanuel. Eu abordei-o perguntando a fonte da qual havia obtido esta informação, ao que ele me respondeu não saber, pois tinha ouvido outro amigo fazer esta citação. Pedi-lhe que verificasse a fonte pois, sendo de fonte idônea, comprovada a veracidade, com certeza eu a divulgaria. Dias depois, recebi da parte do amigo o jornal A Nova Era, com texto O Retorno de Emmanuel, escrito por Juvan Neto - muito bem escrito, por sinal -, em que nosso amigo cita alguns trechos de livros em que Emmanuel revela seu retorno à matéria. No texto, nosso confrade Juvan conta ainda uma confidência de Francisco Cândido Xavier a dona Suzana Maia, presidente e fundadora do Lar Espírita André Luiz (Leal), em que o médium de Uberaba lhe diz que Emmanuel estaria r...

OBSESSÃO E CURA

Possessão demoníaca, exorcismo, obsessão... Ao longo do tempo, vem sendo propagada a ideia de que a violência é necessária para "expulsarmos" um espírito obsessor. Hoje, a luz do espiritismo sabemos que só o amor traz a libertação Para fundamentar o nosso estudo, vamos analisar os conceitos de espírito e de matéria inseridos no pensamento do codificador Allan Kardec. Espírito: O espírito, originado do princípio inteligente do universo, embora de natureza não palpável, é algo que existe como individualização desse princípio. É incorpóreo e não pode ser percebido pelos nossos sentidos. Pode existir independentemente do corpo que anima e, na sua forma, seria comparado a uma chama, um clarão, uma centelha luminosa, cuja cor pode variar do escuro ao brilho do rubi. Pode penetrar e atravessar a matéria e se deslocar ao espaço tão rapidamente como o pensamento. Mesmo não se dividindo, se irradia para diferentes lados, como o sol envia seus raios a muitos lugares distantes, ...

O ESPIRITISMO E AS GUERRAS

"As guerras continuam assombrando a humanidade e o espiritismo tem muito a falar sobre o assunto. Aqui, discutimos algumas questões relativas ao tema." É verdade que os conflitos têm sido uma constante na história da humanidade, e no século 20 eles atingiram uma proporção assustadora, especialmente após o desenvolvimento das armas atômicas e nucleares. Nos anos de 1960, a chamada Guerra Fria (que não foi tão fria assim) atingiu seu auge, com a possibilidade real de destruição de toda a vida no planeta. Segundo alguns especialistas no assunto, chegamos bem perto disso. Quando se imaginava que o mundo entraria numa nova fase - a partir do fim da União Soviética -, guerras violentíssimas eclodiram em vários pontos do planeta, às vezes com características diferentes, mas sempre causando os mesmos prejuízos para a evolução da humanidade. A Doutrina Espírita afirma que Deus permite as guerras para propiciar ao homem a oportunidade de uma evolução mais rápida - no sent...