Pular para o conteúdo principal

DETERMINISMO E LIVRE-ARBÍTRIO

Determinismo e livre-arbítrio coexistem na vida, entrosando-se na estrada dos destinos, para a elevação e redenção dos homens.

Por: Altamir da Cunha

Determinismo e livre-arbítrio formam uma dupla inseparável na longa estrada da evolução do Espírito.

Nos primeiros estágios da vida, quando ainda não se encontram manifestos os valores da educação e da experiência em forma de inteligência, predomina o determinismo: já que o Espírito por ser ainda ignorante não tem consciência das suas ações.

Posteriormente, amadurecido pelas provas das várias reencarnações, ampliam-se valores em forma de inteligência e consciência das ações praticadas, fazendo que, como conseqüência da lei de causa e efeito, se responsabilize pelos seus atos, organizando o seu determinismo, que pode ser agravado ou atenuado, até atingir os patamares superiores da sua evolução.


O determinismo é predominante nos primeiros estágios da vida


Estagiando, já como Espírito educado e consciente, ele se encontra munido de senso crítico, capacitado a compreender quando lhe fala a vontade de Deus, impulsionando-o no caminho da evolução, ou a sua vaidade e egoísmo, chumbando-o aos ciclos das reencarnações dolorosas; pois estará sempre com ele o mérito da escolha.

Vale salientar, que em todas as circunstâncias, se encontra ativa a lei universal do bem e da felicidade para todas as criaturas.

As situações que se apresentam como agravamento do determinismo na vida, não devem ser interpretadas como castigo, mas sim como manifestação da lei de causa e efeito, convidando a profundas reflexões, que apontarão as falhas e a necessidade de reparação, harmonizando-o com as leis divinas.

Diz Emmanuel: “O determinismo divino se constitui de uma só lei, que é a do amor para a comunidade universal. [...]” (O Consolador, Segunda Parte, “Experiência”, questão 135.)


O determinismo absoluto só existe nos animais e nos homens selvagens


Porém, quando o Espírito dominado pelo orgulho se acha auto-suficiente, transforma-se em instrumento de ações perniciosas, comprometendo-se com as leis divinas, necessitando de reparação apropriada. Isso vem a confirmar as infinitas misericórdia e justiça do Pai, abrindo as portas das oportunidades reparadoras através da reencarnação, a fim de que o Espírito siga seu caminho na conquista da plenitude espiritual.

Concluindo, poderemos afirmar que o determinismo absoluto só existe nos animais e nos homens selvagens. E quanto àqueles que já despertaram para horizontes mais amplos, pela inteligência e noções de amor, predominam o livre-arbítrio e o compromisso de proteger os que se encontram na retaguarda da evolução.


Fonte: Revista Reformador (março 2007)

Postagens mais visitadas deste blog

A VOLTA DE EMMANUEL

Algumas pessoas no Espiritismo afirmam que Emmanuel, o mentor de Chico Xavier, está reencarnado na Terra, com 3 anos de idade, vivendo numa cidade no interior de São Paulo Por: José Sola Um amigo querido, em palestra, fez esta afirmativa a respeito de Emmanuel. Eu abordei-o perguntando a fonte da qual havia obtido esta informação, ao que ele me respondeu não saber, pois tinha ouvido outro amigo fazer esta citação. Pedi-lhe que verificasse a fonte pois, sendo de fonte idônea, comprovada a veracidade, com certeza eu a divulgaria. Dias depois, recebi da parte do amigo o jornal A Nova Era, com texto O Retorno de Emmanuel, escrito por Juvan Neto - muito bem escrito, por sinal -, em que nosso amigo cita alguns trechos de livros em que Emmanuel revela seu retorno à matéria. No texto, nosso confrade Juvan conta ainda uma confidência de Francisco Cândido Xavier a dona Suzana Maia, presidente e fundadora do Lar Espírita André Luiz (Leal), em que o médium de Uberaba lhe diz que Emmanuel estaria r...

OBSESSÃO E CURA

Possessão demoníaca, exorcismo, obsessão... Ao longo do tempo, vem sendo propagada a ideia de que a violência é necessária para "expulsarmos" um espírito obsessor. Hoje, a luz do espiritismo sabemos que só o amor traz a libertação Para fundamentar o nosso estudo, vamos analisar os conceitos de espírito e de matéria inseridos no pensamento do codificador Allan Kardec. Espírito: O espírito, originado do princípio inteligente do universo, embora de natureza não palpável, é algo que existe como individualização desse princípio. É incorpóreo e não pode ser percebido pelos nossos sentidos. Pode existir independentemente do corpo que anima e, na sua forma, seria comparado a uma chama, um clarão, uma centelha luminosa, cuja cor pode variar do escuro ao brilho do rubi. Pode penetrar e atravessar a matéria e se deslocar ao espaço tão rapidamente como o pensamento. Mesmo não se dividindo, se irradia para diferentes lados, como o sol envia seus raios a muitos lugares distantes, ...

O ESPIRITISMO E AS GUERRAS

"As guerras continuam assombrando a humanidade e o espiritismo tem muito a falar sobre o assunto. Aqui, discutimos algumas questões relativas ao tema." É verdade que os conflitos têm sido uma constante na história da humanidade, e no século 20 eles atingiram uma proporção assustadora, especialmente após o desenvolvimento das armas atômicas e nucleares. Nos anos de 1960, a chamada Guerra Fria (que não foi tão fria assim) atingiu seu auge, com a possibilidade real de destruição de toda a vida no planeta. Segundo alguns especialistas no assunto, chegamos bem perto disso. Quando se imaginava que o mundo entraria numa nova fase - a partir do fim da União Soviética -, guerras violentíssimas eclodiram em vários pontos do planeta, às vezes com características diferentes, mas sempre causando os mesmos prejuízos para a evolução da humanidade. A Doutrina Espírita afirma que Deus permite as guerras para propiciar ao homem a oportunidade de uma evolução mais rápida - no sent...